REGULAMENTO
CAPÍTULO I – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 1º - A 21ª TAÇA DA UVA DE FUTSAL será regida pelas regras oficiais em vigor no país, obedecendo às normas contidas neste regulamento.
Art. 2º - As equipes que participarem da 21ª TAÇA DA UVA DE FUTSAL, regida por este regulamento, serão consideradas conhecedoras da Legislação Esportiva deste, no que diz respeito a direitos e obrigações.
Parágrafo único – A competição será realizada nos seguintes locais:
•Ginásio Municipal Leandro Alberti - Guaraituba - telefone 3605-1274
•Ginásio Municipal Gilmar Antonio Pavin – Bosque da Uva - telefone 3656-2097
Art. 3º - É de competência da Prefeitura Municipal de Colombo, através do Departamento de Esportes em conjunto com a Liga de Colombo de Futsal, fazer cumprir este regulamento e resolver os casos omissos.
Art. 4º - Este Regulamento Geral poderá ser alterado se constatado algum erro (de digitação ou técnico) e comunicado à Coordenação da 21ª TAÇA DA UVA DE FUTSAL.
CAPÍTULO II – DOS OBJETIVOS
Art. 5º - Integrar e fortalecer a amizade entre os participantes, proporcionando oportunidade para congraçamento social e desportivo, bem como, difundir o hábito da prática desportiva no município de Colombo.
Art. 6º - Promover o esporte como resultante das atividades desenvolvidas na comunidade.
Art. 7º - Propiciar o surgimento de novos valores esportivos e a formação de atletas, para integrarem as seleções do município.
CAPÍTULO III – DA ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO
Art. 8º - A organização deste evento ficará a cargo do Departamento de Esportes e da Liga de Colombo de Futsal, este primeiro situado na Rua Francisco Busato, 7835, telefone 3656-4960.
CAPÍTULO IV – DOS PARTICIPANTES
Art. 9º - Poderá participar da competição a equipe que tenha regularizado sua inscrição no prazo estabelecido.
Art. 10º - Somente poderão participar da competição atletas e dirigentes que estejam oficialmente relacionados pela equipe.
§ 1º - Não serão permitidas inscrição e participação de atletas em mais de uma equipe, mesmo que sua equipe já esteja eliminada da competição.
§ 2º - Caso haja inscrição de atleta em duas equipes, este deverá optar por uma delas, sendo que a outra equipe perderá o direito de inscrever outro em seu lugar.
Parágrafo único – Para participar do jogo, o atleta deverá estar presente em quadra, devidamente uniformizado, até o início da segunda etapa do jogo da sua equipe. Depois de encerrado este prazo, o atleta não poderá mais ser escalado para a partida em questão, mesmo que seu documento de identificação esteja na mesa com o representante da partida.
CAPÍTULO V – DAS INSCRIÇÕES
Art. 11º - O período de inscrições para a 21ª TAÇA DA UVA DE FUTSAL será até o dia 01 de Março de 2012 às 20h00min (data do congresso técnico). Salvo por necessidade relevante avaliada pela comissão organizadora.
Art. 12º - As inscrições das equipes serão realizadas mediante o preenchimento da ficha de inscrição e do termo de responsabilidade (modelos em anexo) assinados por seu responsável.
§ 1º Na categoria FEMININA não será cobrada taxa de inscrição. Cada equipe será responsável pelos custos decorrentes de arbitragem no valor de R$ 25,00 (Vinte e Cinco Reais) por partida. O valor total, correspondente ao número de jogos de cada fase, o qual deverá ser pago ao representante da arbitragem ou da organização da competição antes do seu primeiro jogo, ou ainda, depositado diretamente na conta corrente da LIGA DE COLOMBO DE FUTSAL (Banco CEF, agência 2122, conta corrente 00686-0).
§ 2º Na categoria MASCULINA a inscrição se dará mediante o pagamento de R$ 200,00 (Duzentos reais) depositados diretamente na conta corrente da LIGA DE COLOMBO DE FUTSAL (Banco CEF, agência 2122, conta corrente 00686-0), ou pago no congresso técnico antes da explanação técnica.
Parágrafo 1º - Em caso de depósito bancário, não será aceito comprovante de depósito em caixa eletrônico datado do dia do Congresso Técnico, ficando a equipe na dependência da confirmação do pagamento.
Parágrafo 2º - No Congresso Técnico a equipe deverá deixar depositado um cheque caução no valor de R$ 300,00 (Trezentos reais) sendo que o mesmo será devolvido á equipe no termino de sua participação na competição. O mesmo somente será descontado caso a equipe de W X O sem justificativa para avaliação ou envolva-se em conflito que cause prejuízo a competição, a critério da Comissão Organizadora.
A documentação entregue deverá conter ainda:
•Credenciados;
•Em anexo, relação nominal de atletas;
§ 1º - Anexo à ficha de inscrição deverá constar a relação nominal dos atletas (nome completo, número do documento e data de nascimento).
§ 2º - Após a entrega da ficha de inscrição, em hipótese alguma poderá ser feita qualquer alteração ou inclusão de atletas mesmo que o atleta relacionado esteja com atestado médico, incapacitando-o para atividade física.
§ 3º - O prazo para entrega da relação de atletas será até o dia 12 de março de 2012 às 17h00min no Departamento de Esportes ou via e-mail (esporte@colombo.pr.gov.br e ligadecolombodefutsal@yahoo.com.br).
Art. 13º - Cada equipe poderá inscrever 12 (doze) atletas para o campeonato; poderão ser inscritos somente 02 (dois) atletas federados (FPFS 2012) sendo o goleiro livre.
Parágrafo Único: Cada equipe poderá inscrever 04 dirigentes. No banco de reserva para o jogo, somente poderão ficar 02 dirigentes, sendo que os mesmo deverão constar na relação de dirigentes entregue a coordenação. Em caso de expulsão o dirigente não poderá ser substituído na mesma partida.
Art. 14º - Toda inscrição de atleta deixará claro que o mesmo foi submetido a exames médicos e que se encontra em perfeitas condições para a prática esportiva, isentando assim a organização de quaisquer responsabilidades.
Parágrafo único – O exame médico será responsabilidade de cada participante.
CAPÍTULO VI – DO UNIFORME
Art. 15º - O uniforme da equipe deverá ser composto por camisas iguais e numeradas, calções iguais e meias iguais.
§ 1º - Quando, a critério da arbitragem, as camisas utilizadas por ambas às equipes forem semelhantes a ponto de prejudicar o andamento da partida, será realizado um sorteio, sendo que a equipe perdedora terá 15 minutos para efetuar a troca das camisas.
Art. 16º – Durante a partida, nenhum atleta poderá trocar de camisa dentro da quadra ou no banco de reservas. Salvo vestir outra sobre a que está utilizando.
CAPÍTULO VII – DO CONGRESSO
Art. 17º – Antecedendo a competição, após o encerramento das inscrições, haverá o congresso técnico com a seguinte pauta:
• Solenidade (abertura);
• Explanação técnica;
• Repasse das informações gerais e discussão dos assuntos levantados pelo plenário;
• Sorteio dos grupos para a formação das tabelas;
• Outras solicitações.
§ 1º - O congresso técnico da 21ª TAÇA DA UVA DE FUTSAL será realizado dia 01/03/2011, às 20h, no Auditório da Câmara de Vereadores de Colombo. Cito a Rua Francisco Busato, 8005 – Centro – Colombo - Paraná
CAPÍTULO VIII – DA PREMIAÇÃO
Art. 18º – Definidas as classificações, serão concedidos os seguintes prêmios:
1º LUGAR – Troféu e medalhas + Inscrição para a VI Taça Colombo de Futsal;
2º LUGAR – Troféu e medalhas + Inscrição para a VI Taça Colombo de Futsal;
GOLEIRO MENOS VAZADO – Troféu;
ARTILHEIRO – Troféu;
EQUIPE MAIS DISCIPLINADA – Troféu.
CAPÍTULO IX – DA IDENTIFICAÇÃO
Art. 19º – Nos jogos, os atletas são identificados pela relação nominal, conforme o Artigo 12º inciso “a” do presente regulamento.
Art. 20º – Será obrigatória, aos técnicos e/ou auxiliares, a apresentação de no mínimo um dos documentos relacionados no Art. 21º para estar habilitado a dirigir sua equipe.
Parágrafo único – antes do início de cada partida, a não apresentação dos documentos solicitados impedirá a participação do técnico e/ou auxiliares.
Art. 21º - Os atletas e dirigentes serão identificados obrigatoriamente em todos os jogos da 21ª TAÇA DA UVA DE FUTSAL, por cédula de identificação ORIGINAL.
§ 1º - Em caso de extravios ou furtos, os participantes poderão utilizar os seguintes documentos de fé pública, todos originais:
•Cédula de Identidade;
•Carteira de Identidade Profissional;
•Carteira profissional;
•Carteira de identidade de Estrangeiro ou passaporte;
•Carteira de Habilitação;
§ 2º - A não apresentação em tempo de um dos documentos acima relacionados impedirá a participação do atleta.
§ 3º - Não será permitida a permanência no banco de reservas de pessoas não credenciadas ou não constantes na súmula de jogo.
Parágrafo único – Não serão aceitas fotocópias de documentos de identificação, somente cédulas originais.
Art. 22º - Estará automaticamente suspenso por uma partida o atleta que:
•For expulso, ou receber três cartões amarelos. Não podendo este realizar a função de
técnico ou auxiliar na rodada subseqüente;
§ 1º - O técnico, preparador físico, médico ou massagista que for expulso da partida estará automaticamente suspenso na rodada subseqüente.
Parágrafo Único – Os cartões, amarelos e/ou vermelhos, serão cumulativos, de fase para fase. O controle destes cartões é responsabilidade unicamente da equipe
Art. 23º - A equipe que deixar de comparecer ao jogo no horário estabelecido (W X O CONSUMADO), será desclassificado automaticamente, e todos os resultados dos jogos que participou serão anulados;
Art. 24º - Uma vez que a equipe tenha sido excluída da competição, seus resultados serão cancelados para efeitos de classificação, perdendo o direito aos prêmios a que faria jus e procedendo-se a reclassificação dos demais estabelecimentos legalmente habilitados.
Art. 25º - As equipes deverão apresentar-se na hora prevista de seu jogo com uniforme apropriado, havendo uma tolerância de 15 minutos para o primeiro jogo do período, sendo que para os demais períodos da partida essa tolerância será ignorada.
§ 1º - A Comissão organizadora se reserva o direito de eventualmente modificar a programação de uma partida ou rodada, quando houver problema de ordem técnica.
§ 2º - É recomendado às equipes que compareçam ao local do jogo com no mínimo 15 min. de antecedência.
Parágrafo Único - O tempo de jogo será de 40 minutos, divididos em 02 tempos de 20 minutos, sendo que os dois últimos minutos da segunda etapa serão cronometrados.
Art. 26º - Não será permitido fumar ou ingerir bebidas alcoolicas no banco de reservas.
Art. 27º - As equipes deverão ser dirigidas por uma pessoa credenciada (Art. 12) a qual será responsável pela conduta disciplinar dentro e fora da competição.
a)A equipe ou atleta que se envolver em confusão ou tentativa de agressão contra a arbitragem, membros da comissão organizadora, adversários e outros, será automaticamente desclassificada.
b)Todo recurso impetrado deverá ser feito 02 horas úteis após o jogo, sendo que passando este tempo o mesmo perde sua validade.
Parágrafo único – A equipe que não fizer acompanhar por um elemento credenciado na hora da competição o qual deverá ser identificado terá como responsável o capitão.
Art. 28º - De conformidade com irregularidade ou fatos não especificados neste capítulo, caberá a comissão organizadora as medidas cabíveis.
Art. 29º - Os casos omissos do presente regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora, desde que isso seja necessário.
CAPÍTULO X – DAS CATEGORIAS
Art. 30º - A 21ª TAÇA DA UVA DE FUTSAL será disputada nas categorias Masculina e Feminina Adulta.
Parágrafo único – É recomendado que não sejam inscritos atletas com idade inferior a 15 anos a fim de salvaguardar suas condições físicas.
CAPÍTULO XI – FÓRMULA DE DISPUTA
Art. 31° - A fórmula de disputa será elaborada no dia do Congresso Técnico, quando o número de equipes será conhecido.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
A)Saldo de gols realizados no grupo;
B)Ataque mais positivo dos jogos realizados no grupo;
C)Defesa menos vazada nos jogos realizados no grupo;
D)Confronto direto;
E)Disciplina;
F)Sorteio.
CLASSIFICAÇÃO POR CRITÉRIO TECNICO
Quando da necessidade de classificar uma ou mais equipes por Critério Técnico, se o número de equipes em todos os grupos for igual, a equipe que obtiver maior somatória de pontos em todos os jogos da fase será classificada. Permanecendo o empate utiliza-se o seguinte critério.
1.1. Média de gols average (nº de gols recebidos divididos pelo nº de gols feitos, divididos pelo número de jogos efetuados na fase. Classifica-se o menor coeficiente);
1.2. Média de gols pró (nº de gols feitos divididos pelo nº de jogos efetuados na fase. Classifica-se o maior coeficiente);
1.3. Média de gols contra (nº de gols recebidos divididos pelo nº de jogos efetuados na fase. Classifica-se o menor coeficiente);
Obs.: Utiliza-se inicialmente o primeiro critério. Em caso de empate entre 03 ou mais equipes, passa-se para o seguinte critério e assim por diante.
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